Como o uso da AWS contribuiu para a Allrede criar a maior operação de ISP do Centro Oeste, atendendo mais de 200 mil clientes.

Criada no ano de 2021, através da consolidação de vários provedores, a Allrede nasceu já assumindo o posto de maior operação de Telecom do Centro-Oeste, com mais de 150 pontos de presença espalhados pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, contando com acesso aos principais IX do país (São Paulo e Fortaleza) e presença internacional no IX de Miami-FL. A Allrede precisava de um parceiro tecnológico que fosse capaz de suportar toda sua carga de trabalho, integrando as várias operações existentes e que otimizasse o tempo de migração e implementação de novos serviços para apoiar a operação e atendimento dos seus mais de 200 mil clientes.

Contando com mais de 1200 colaboradores, mais de 200 mil clientes e 15 operações em locais distintos, a Allrede precisou investir muito em tecnologia e especialização em um curto período de tempo, a AWS foi o provedor de tecnologia em nuvem escolhido para ajudar a tornar esse projeto possível, e como parceiro de serviços para implementar e desenvolver soluções baseadas em serviços AWS para atender os requisitos de negócios da Allrede, foi escolhida a CloudFaster Tecnologia.

Os desafios

O primeiro desafio foi consolidar várias bases de clientes de provedores distintos, cada provedor mantinha sua infraestrutura local de datacenter, seu software de atendimento e autenticação de clientes, sistemas de pagamento entre outros, e para que essa fusão fosse possível, precisamos migrar todos estes sistemas legados para um local central.

Posteriormente, precisamos integrar e unificar esses vários sistemas, criando uma base única, implementando um ERP único para atender todo o grupo Allrede.

Sistemas adicionais precisaram ser desenvolvidos, como sistema de controle de pedidos, orçamentação e compras que fossem acessíveis a todos os mais de 1.000 colaboradores de diversas cidades e que agora precisam trabalhar de forma colaborativa e com regras de negócios bem definidas pelo grupo.

Soluções desenvolvidas e viabilizadas pela CloudFaster:
1 - Migração dos servidores para AWS

A CloudFaster apoiou na criação da infraestrutura em nuvem da Allrede, em seguida apoiamos na migração dos servidores para AWS, e posteriormente na sustentação e suporte para unificação das plataformas em um único ERP. O Serviço de suporte e Cloud Gerenciada da CloudFaster apoiou o time da Allrede em todas as fases desse processo. Atualmente mais de 200 mil clientes utilizam dessa infraestrutura e autenticam suas conexões de internet utilizando os serviços gerenciados pela CloudFaster na AWS.

2 - Desenvolvimento da Plataforma de compras

Dificuldade apresentada pelo departamento de Compras, a falta de uma plataforma de compras moldada para a operação de Telecom estava causando transtornos e implicando no travamento de alguns processos internos. Para resolver esse problema a CloudFaster desenvolveu do zero, uma plataforma de compras 100% personalizada para atender a todos os requisitos levantados pela empresa.

A Plataforma foi desenvolvida utilizando as boas práticas da AWS, utilizamos uma arquitetura 100% Serverless, utilizando serviços como AWS Lambda, Amazon API Gateway, Amazon Cognito, Amazon Route 53, Amazon CloudFront, Amazon S3 e Amazon Aurora.

A plataforma hoje permite que colaboradores de todas as unidades façam a gestão de pedidos e compras, respeitando todas as regras de negócio da empresa, possibilitando integração entre os times, regras personalizadas e relatórios de controle que auxiliam na tomada de decisão

3 - Desenvolvimento da Solução de MVNO

Como parte da expansão de seu catálogo de produtos, a Allrede precisou implantar sua própria aplicação para gestão do seu produto de MVNO. Era necessária uma solução que pudesse ser customizada e integrada com os serviços de telefonia móvel, seguindo a premissa de redução de custos, alta disponibilidade, resiliência, tolerância a falhas e escalabilidade.

Mais uma vez a CloudFaster desenvolveu uma plataforma totalmente Serverless de baixíssimo custo operacional e totalmente customizável, contando com integração para gateways de pagamento, disponibilização de linhas de telefonia móvel, criação e edição de planos e pacotes com um sistema proprietário de atendimento ao cliente, que disponibiliza por meio de aplicativo Android e IOS uma central do assinante, onde é possível alterar seu plano, visualizar o consumo de dados e sms, abrir chamados de suporte e solicitar novas linhas.

Os benefícios da parceria com a CloudFaster

Logo após a apresentação do projeto para a CloudFaster e o alinhamento de expectativas, prazo e custos, a adoção da AWS teve início, começando pelo desenvolvimento da arquitetura do ambiente para atender todas as operações simultaneamente.

Utilizando serviços como o EC2 primeiramente, foi possível implementar o mesmo sistema ERP para todas as unidades, o que permitiu unificar as mais de 200 mil autenticações das conexões dos clientes, com robustez, resiliência e tolerância a falhas.

Também foram unificadas toda a parte de requisições de materiais e pedidos de compras.

Atualmente a CloudFaster segue atuando na sustentação e gerenciamento do ambiente Cloud da Allrede, além de atuar na inovação e desenvolvimento de novos produtos e integrações que impulsionam os negócios da Allrede.

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Nosso objetivo é demonstrar como criar a conta AWS e a partir disso, aproveitar todos os benefícios do “free tier” (camada de uso gratuito) da AWS, onde você pode testar vários serviços, até mesmo provisionar pequenos Workloads (serviços e aplicações), e mantê-los por até 1 ano sem precisar pagar, apenas aproveitando o free tier da AWS.

Antes de começar, temos alguns pré-requisitos para criar a conta da AWS. Precisamos de uma conta de e-mail válida, um número de telefone válido para receber SMS, ou ligação de confirmação e um cartão de crédito válido. (pode usar cartão virtual).

A AWS exige um cartão de crédito internacional e debita 1 dólar para validar o cartão, em alguns dias esse valor de 1 dólar é estornado.
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Conhecendo a Infraestrutura Global da AWS - Regiões, Zonas de Disponibilidade (AZ) e os Pontos de Presença (CDN)
Uma dúvida recorrente entre nossos clientes é sobre a Infraestrutura Global da AWS. Perguntas do tipo, onde meus dados vão ficar, como escolho a melhor região, e assim por diante. Hoje vamos explicar estes conceitos para sanar estas dúvidas de uma vez por todas.

Imagine a situação em que você está trabalhando como arquiteto de soluções de uma empresa, e precisa agora provisionar um novo serviço. Você cria a conta da AWS e precisa começar a provisionar os recursos como EC2, EFS, ECS, EKS, enfim…

A primeira decisão a se tomar é, em qual Região da AWS vou provisionar os recursos? isso vai influenciar por exemplo em qual país vão ficar alocados os seus dados. E se sua empresa tiver alguma regra ou legislação que determina que os seus dados precisem ficar em uma determinada região, como projetar a infraestrutura para atender estes requisitos? A Infraestrutura Global da AWS, é composta por Regiões, Zonas de Disponibilidades (AZ's), e os Pontos de Presença (Edge Location). As Regiões da AWS, são áreas geográficas separadas, onde provisionamos nossa infraestrutura. Elas são distribuídas em todo o mundo para que os clientes possam escolher uma região mais próxima a eles. Quanto mais próxima a região estiver, melhor, desta forma conseguimos reduzir a latência de rede para os usuários finais. Em cada região existem vários locais isolados, conhecidos como zonas de disponibilidade (AZ's).

Exemplo, a Região de São Paulo possui melhor latência para nós que estamos no Brasil, porém os custos dos serviços da AWS variam de acordo com a Região escolhida, e como já é de se esperar, o “custo Brasil” não ajuda muito.

Outro exemplo de região é a região da Virgínia (EUA), uma das regiões mais utilizadas pelos brasileiros por oferecer o menor custo, além de ser a região fora do Brasil com menor latência em relação às demais.

Uma vez escolhida a Região, e vamos adotar nesse exemplo a Região de São Paulo, precisamos agora escolher a Zona de Disponibilidade onde iremos provisionar nossos recursos e serviços.

Zonas de disponibilidade (AZ's), estão localizadas e são pertencentes a uma determinada região, cada região tem no mínimo 2 AZ's, elas são isoladas umas das outras, conectadas por meio de links de alta velocidade, baixa latência e redundante. A ideia é que você utilize as AZs para provisionar suas aplicações com alta disponibilidade, usando sempre mais de 1 AZ

As Zonas de Disponibilidade por sua vez contemplam o conjunto de 1 ou mais data centers. Muitas pessoas querem ir direto ao ponto e pergunta onde estão os data centers da AWS, ou quantos data centers existem, e por uma questão de segurança a AWS não divulga esse número, mas divulga a quantidade de Regiões e Zonas de Disponibilidade, que atualmente em 2022 são, 26 Regiões +8 previstas, e 84 AZs, sem falar nos mais de 410 pontos de presença (CDN), que ainda vamos falar mais a frente neste post.

De forma resumida: Região é um local geográfico e as AZ's são formadas por um conjunto de data center que ficam contidas dentro de uma Região, para se formar uma região precisamos no mínimo de 2 AZs, e para ilustrar fizemos um diagrama abaixo, veja:
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