Inteligência Artificial no combate a fraudes bancárias

Como as ferramentas de IA da AWS, por meio da consultoria CloudFaster, foram utilizadas para um sistema antifraudes.

A empresa

Oppens é uma fintech de crédito fundada em 2021, autorizada e regulada pelo Banco Central do Brasil e localizada em Brasília – DF. Tem como objetivo ajudar pessoas e empresas na busca e manutenção de sua estabilidade financeira, oferecendo empréstimos e investimentos por meio de sua plataforma digital.

O Desafio

Com uma visão inovadora, a Oppens necessitava de apoio para implementar o uso das ferramentas de machine learning e inteligência artificial para tornar sua oferta de crédito mais personalizada e assertiva.

Escolhida por toda a capacidade tecnológica, a AWS oferece a Oppens escalabilidade, suporte à inovação, segurança, conformidade, dimensionamento, backups seguros de dados de transações, características que são essenciais para que a fintech possa se desenvolver e crescer de forma segura.

Sobre o trabalho com a CloudFaster, Paulo Bissacot (CEO da Oppens) ressalta: “Estamos muito felizes com a parceria com a CloudFaster. Nós os contratamos após uma reunião com a própria AWS, que nos apresentou a empresa parceira, e desde então temos trabalhado muito juntos. Eles contam com uma excelente equipe de especialistas para completar nossas competências em nuvem. Durante esse curto período de tempo, a CloudFaster já realizou diversas tarefas que melhoraram nossa segurança cibernética, infraestrutura e aplicações. Estão trabalhando conosco também em um projeto estratégico que utiliza o Amazon Textract e o Amazon Rekognition para combater tentativas de fraude de identidade.”

Arquitetura e Solução proposta

A CloudFaster atuou como parceiro estratégico indicado ao cliente pela AWS a fim de ajudar a modernizar sua aplicação e adotar ferramentas de Machine Learning e I.A juntamente com serviços serverless como API Gateway, Lambda e S3.

Para atender o desafio a CloudFaster projetou e implementou uma solução usando o Amazon Rekognition e o Amazon Textrack, que melhorou a acurácia nos cadastros de clientes e potencializou a avaliação de crédito da Oppens.

Serviços utilizados:

-Amazon Route 53
-Amazon CloudFront
-Amazon S3
-AWS IAM
-AWS Lambda
-Amazon Textract
-Amazon Rekognition
-Amazon DynamoDB
-Amazon API Gateway

Resultados obtidos

Com o fluxo de processamento implementado, baseado em eventos, serverless, tivemos melhoria significativa na análise facial por meio do serviço do Amazon Rekognition e na extração dos dados para conferência com o Amazon Textract. Assim, inovamos, simplificamos, ganhamos velocidade e aprimoramos o sistema antifraude e de análise de créditos da Oppens.

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