Como o uso da AWS contribuiu para a Allrede criar a maior operação de ISP do Centro Oeste, atendendo mais de 200 mil clientes.
Allrede, AWS e CloudFaster, veja como essas empresas somaram forças e utilizando recursos serverless da AWS, tornaram possível a fusão de vários provedores, formando a maior operação de ISP do Centro-Oeste.

Criada no ano de 2021, através da consolidação de vários provedores, a Allrede nasceu já assumindo o posto de maior operação de Telecom do Centro-Oeste, com mais de 150 pontos de presença espalhados pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, contando com acesso aos principais IX do país (São Paulo e Fortaleza) e presença internacional no IX de Miami-FL. A Allrede precisava de um parceiro tecnológico que fosse capaz de suportar toda sua carga de trabalho, integrando as várias operações existentes e que otimizasse o tempo de migração e implementação de novos serviços para apoiar a operação e atendimento dos seus mais de 200 mil clientes.

Contando com mais de 1200 colaboradores, mais de 200 mil clientes e 15 operações em locais distintos, a Allrede precisou investir muito em tecnologia e especialização em um curto período de tempo, a AWS foi o provedor de tecnologia em nuvem escolhido para ajudar a tornar esse projeto possível, e como parceiro de serviços para implementar e desenvolver soluções baseadas em serviços AWS para atender os requisitos de negócios da Allrede, foi escolhida a CloudFaster Tecnologia.

Os desafios

O primeiro desafio foi consolidar várias bases de clientes de provedores distintos, cada provedor mantinha sua infraestrutura local de datacenter, seu software de atendimento e autenticação de clientes, sistemas de pagamento entre outros, e para que essa fusão fosse possível, precisamos migrar todos estes sistemas legados para um local central.

Posteriormente, precisamos integrar e unificar esses vários sistemas, criando uma base única, implementando um ERP único para atender todo o grupo Allrede.

Sistemas adicionais precisaram ser desenvolvidos, como sistema de controle de pedidos, orçamentação e compras que fossem acessíveis a todos os mais de 1.000 colaboradores de diversas cidades e que agora precisam trabalhar de forma colaborativa e com regras de negócios bem definidas pelo grupo.

Soluções desenvolvidas e viabilizadas pela CloudFaster:
1 - Migração dos servidores para AWS

A CloudFaster apoiou na criação da infraestrutura em nuvem da Allrede, em seguida apoiamos na migração dos servidores para AWS, e posteriormente na sustentação e suporte para unificação das plataformas em um único ERP. O Serviço de suporte e Cloud Gerenciada da CloudFaster apoiou o time da Allrede em todas as fases desse processo. Atualmente mais de 200 mil clientes utilizam dessa infraestrutura e autenticam suas conexões de internet utilizando os serviços gerenciados pela CloudFaster na AWS.

2 - Desenvolvimento da Plataforma de compras

Dificuldade apresentada pelo departamento de Compras, a falta de uma plataforma de compras moldada para a operação de Telecom estava causando transtornos e implicando no travamento de alguns processos internos. Para resolver esse problema a CloudFaster desenvolveu do zero, uma plataforma de compras 100% personalizada para atender a todos os requisitos levantados pela empresa.

A Plataforma foi desenvolvida utilizando as boas práticas da AWS, utilizamos uma arquitetura 100% Serverless, utilizando serviços como AWS Lambda, Amazon API Gateway, Amazon Cognito, Amazon Route 53, Amazon CloudFront, Amazon S3 e Amazon Aurora.

A plataforma hoje permite que colaboradores de todas as unidades façam a gestão de pedidos e compras, respeitando todas as regras de negócio da empresa, possibilitando integração entre os times, regras personalizadas e relatórios de controle que auxiliam na tomada de decisão

3 - Desenvolvimento da Solução de MVNO

Como parte da expansão de seu catálogo de produtos, a Allrede precisou implantar sua própria aplicação para gestão do seu produto de MVNO. Era necessária uma solução que pudesse ser customizada e integrada com os serviços de telefonia móvel, seguindo a premissa de redução de custos, alta disponibilidade, resiliência, tolerância a falhas e escalabilidade.

Mais uma vez a CloudFaster desenvolveu uma plataforma totalmente Serverless de baixíssimo custo operacional e totalmente customizável, contando com integração para gateways de pagamento, disponibilização de linhas de telefonia móvel, criação e edição de planos e pacotes com um sistema proprietário de atendimento ao cliente, que disponibiliza por meio de aplicativo Android e IOS uma central do assinante, onde é possível alterar seu plano, visualizar o consumo de dados e sms, abrir chamados de suporte e solicitar novas linhas.

Os benefícios da parceria com a CloudFaster

Logo após a apresentação do projeto para a CloudFaster e o alinhamento de expectativas, prazo e custos, a adoção da AWS teve início, começando pelo desenvolvimento da arquitetura do ambiente para atender todas as operações simultaneamente.

Utilizando serviços como o EC2 primeiramente, foi possível implementar o mesmo sistema ERP para todas as unidades, o que permitiu unificar as mais de 200 mil autenticações das conexões dos clientes, com robustez, resiliência e tolerância a falhas.

Também foram unificadas toda a parte de requisições de materiais e pedidos de compras.

Atualmente a CloudFaster segue atuando na sustentação e gerenciamento do ambiente Cloud da Allrede, além de atuar na inovação e desenvolvimento de novos produtos e integrações que impulsionam os negócios da Allrede.

OUTROS CASES
Modernização de arquitetura e aplicação de boas práticas de segurança no varejo
Com apoio da CloudFaster a Regex Solutions realiza implementação de boas práticas baseadas no AWS Well Architected Framework para inovar no mercado de soluções para empresas do varejo
Redução de custos para SaaS de Armazenamento e Gestão de Documentos (GED)
CloudFaster reduz em 35% os custos mensais de Cloud da Rede & Imagem
Inteligência Artificial no combate a fraudes bancárias
Como as ferramentas de IA da AWS, por meio da consultoria CloudFaster, foram utilizadas para um sistema antifraudes.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Por favor, informe seu nome.
Por favor, informe seu e-mail.
Por favor, informe seu telefone.
Por favor, informe uma mensagem.
Avenida Deputado Jamel Cecílio, 3300
Deck Sul, T-430, Regus, Jardim Goiás
Goiânia - GO - CEP 74.810-907
Contato
Este site armazena dados como cookies para habilitar funcionalidades essenciais do site, bem como personalização e análises.
Conheça nossa Política de Privacidade e Cookies.