Como o uso da AWS contribuiu para a Allrede criar a maior operação de ISP do Centro Oeste, atendendo mais de 200 mil clientes

Allrede, AWS e CloudFaster, veja como essas empresas somaram forças e utilizando recursos serverless da AWS, tornaram possível a fusão de vários provedores, formando a maior operação de ISP do Centro-Oeste.

A empresa

Criada no ano de 2021, através da consolidação de vários provedores, a Allrede nasceu já assumindo o posto de maior operação de Telecom do Centro-Oeste, com mais de 150 pontos de presença espalhados pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, contando com acesso aos principais IX do país (São Paulo e Fortaleza) e presença internacional no IX de Miami-FL. A Allrede precisava de um parceiro tecnológico que fosse capaz de suportar toda sua carga de trabalho, integrando as várias operações existentes e que otimizasse o tempo de migração e implementação de novos serviços para apoiar a operação e atendimento dos seus mais de 200 mil clientes.

Contando com mais de 1200 colaboradores, mais de 200 mil clientes e 15 operações em locais distintos, a Allrede precisou investir muito em tecnologia e especialização em um curto período de tempo, a AWS foi o provedor de tecnologia em nuvem escolhido para ajudar a tornar esse projeto possível, e como parceiro de serviços para implementar e desenvolver soluções baseadas em serviços AWS para atender os requisitos de negócios da Allrede, foi escolhida a CloudFaster Tecnologia.

O Desafio

O primeiro desafio foi consolidar várias bases de clientes de provedores distintos, cada provedor mantinha sua infraestrutura local de datacenter, seu software de atendimento e autenticação de clientes, sistemas de pagamento entre outros, e para que essa fusão fosse possível, precisamos migrar todos estes sistemas legados para um local central.

Posteriormente, precisamos integrar e unificar esses vários sistemas, criando uma base única, implementando um ERP único para atender todo o grupo Allrede.

Sistemas adicionais precisaram ser desenvolvidos, como sistema de controle de pedidos, orçamentação e compras que fossem acessíveis a todos os mais de 1.000 colaboradores de diversas cidades e que agora precisam trabalhar de forma colaborativa e com regras de negócios bem definidas pelo grupo.

Arquitetura e Solução proposta

1 – Migração dos servidores para AWS
A CloudFaster apoiou na criação da infraestrutura em nuvem da Allrede, em seguida apoiamos na migração dos servidores para AWS, e posteriormente na sustentação e suporte para unificação das plataformas em um único ERP. O Serviço de suporte e Cloud Gerenciada da CloudFaster apoiou o time da Allrede em todas as fases desse processo. Atualmente mais de 200 mil clientes utilizam dessa infraestrutura e autenticam suas conexões de internet utilizando os serviços gerenciados pela CloudFaster na AWS.

2 – Desenvolvimento da Plataforma de compras
Dificuldade apresentada pelo departamento de Compras, a falta de uma plataforma de compras moldada para a operação de Telecom estava causando transtornos e implicando no travamento de alguns processos internos. Para resolver esse problema a CloudFaster desenvolveu do zero, uma plataforma de compras 100% personalizada para atender a todos os requisitos levantados pela empresa.

A Plataforma foi desenvolvida utilizando as boas práticas da AWS, utilizamos uma arquitetura 100% Serverless, utilizando serviços como AWS Lambda, Amazon API Gateway, Amazon Cognito, Amazon Route 53, Amazon CloudFront, Amazon S3 e Amazon Aurora.

A plataforma hoje permite que colaboradores de todas as unidades façam a gestão de pedidos e compras, respeitando todas as regras de negócio da empresa, possibilitando integração entre os times, regras personalizadas e relatórios de controle que auxiliam na tomada de decisão

3 – Desenvolvimento da Solução de MVNO
Como parte da expansão de seu catálogo de produtos, a Allrede precisou implantar sua própria aplicação para gestão do seu produto de MVNO. Era necessária uma solução que pudesse ser customizada e integrada com os serviços de telefonia móvel, seguindo a premissa de redução de custos, alta disponibilidade, resiliência, tolerância a falhas e escalabilidade.

Mais uma vez a CloudFaster desenvolveu uma plataforma totalmente Serverless de baixíssimo custo operacional e totalmente customizável, contando com integração para gateways de pagamento, disponibilização de linhas de telefonia móvel, criação e edição de planos e pacotes com um sistema proprietário de atendimento ao cliente, que disponibiliza por meio de aplicativo Android e IOS uma central do assinante, onde é possível alterar seu plano, visualizar o consumo de dados e sms, abrir chamados de suporte e solicitar novas linhas.

Resultados obtidos

Logo após a apresentação do projeto para a CloudFaster e o alinhamento de expectativas, prazo e custos, a adoção da AWS teve início, começando pelo desenvolvimento da arquitetura do ambiente para atender todas as operações simultaneamente.

Utilizando serviços como o EC2 primeiramente, foi possível implementar o mesmo sistema ERP para todas as unidades, o que permitiu unificar as mais de 200 mil autenticações das conexões dos clientes, com robustez, resiliência e tolerância a falhas.

Também foram unificadas toda a parte de requisições de materiais e pedidos de compras.

Atualmente a CloudFaster segue atuando na sustentação e gerenciamento do ambiente Cloud da Allrede, além de atuar na inovação e desenvolvimento de novos produtos e integrações que impulsionam os negócios da Allrede.

Outros Cases

Conheça nossos cases

Rolar para cima